Existem coisas simples, mas eficazes, que podem ser feitas para melhorar seus eventos online. Afinal, a experiência não precisa passar batida só porque os convidados estavam atrás de uma tela.

Se você não sabe como realizar eventos online marcantes, este artigo vai te ajudar. Continue lendo!

O que é design de experiência?

Como o nome indica, o design de experiência nada mais é que uma aplicação específica do design para gerar a melhor vivência possível ao usuário. Sim, estamos falando do famoso UX Design.

O design de experiência considera a estética, é claro, mas vai muito além disso. Nessa área, o objetivo é pensar até nos detalhes que podem causar inúmeras sensações (positivas ou não) ao usuário. Isso vai desde uma escolha cuidadosa de palavras até o uso de formas e cores.

Por exemplo, se você fosse deixar uma mensagem automática para os convidados aguardarem enquanto as outras pessoas ficam online, qual das opções soaria melhor:

  • “Os outros convidados estão entrando na sala, aguarde.”
  • “Estamos esperando os outros convidados. Enquanto isso, fique à vontade para interagir em nossa sala virtual.”

Viu como até as frases fazem diferença? Essa lógica se aplica a tudo que diz respeito ao ambiente virtual (e também têm sido aplicada no marketing de produtos, por exemplo) e, assim, se torna indispensável para ajudar seu evento virtual a ser inesquecível.

Onde existe design nos eventos virtuais?

O design dos eventos aparece na medida em que os detalhes de sua execução se mostram alinhados ao objetivo do evento. Isso envolve compreender quem é o público, quais serão os pontos de contato entre os convidados e como esse momento acontecerá, qual visão os presentes terão do anfitrião e assim por diante.

Se quiser simplificar as coisas, você pode pensar que o UX Design de um evento é seu planejamento de experiência. É feito por um grupo de profissionais que entende como guiar um evento para chegar a um determinado resultado.

Tenha em mente que, em um evento bem pensado, até a cenografia e a iluminação têm um motivo estratégico. Tudo está ali para encantar os sentidos e tornar a experiência mais viva, mesmo que ocorra pela internet. A entrada precisa ser especial, o momento da saída tem que dar a sensação de “quero mais”.

Por fim, não se esqueça de que qualquer ideia precisa ser executada de forma simples e intuitiva, especialmente porque, em um evento online, não haverá ninguém da sua equipe ao lado dos convidados para dar suporte a eles, certo?

O design de experiência na prática

Explicamos o que é o UX Design para eventos e qual a sua importância. Agora, a pergunta que fica é: e na prática, como isso funciona? Vamos dar alguns exemplos que devem te ajudar a entender.

Quebrar o gelo

Sabe aqueles eventos em que todo mundo é obrigado a se apresentar ou já formar grupos logo de cara, deixando uma situação um pouco desconfortável para muita gente?

Antes de gerar uma quebra na zona de conforto dos convidados, você precisa primeiro deixá-los confortáveis! Note que os melhores mestres de cerimônia sabem conversar e interagir, deixando todo mundo mais à vontade antes de dar os próximos passos.

Sequência lógica

Uma pequena parte do “conforto” dos convidados deriva de um encadeamento coerente de eventos. Você já foi em um evento desorganizado ou que tinha etapas sem sentido? Isso gera irritação, o que queremos evitar!

Acessibilidade

Na era da inclusão, pensar na acessibilidade do seu evento é ainda mais importante. Isso é importante inclusive para eventos online, porque, afinal, acessibilidade é muito mais que rampas de acesso.

Seus vídeos estão legendados, ou haverá tradução simultânea em Libras? Haverá audiodescrição para que as pessoas não percam parte da experiência? Tudo isso faz diferença na hora de planejar um evento marcante.

Comunicação eficiente

A forma como as pessoas se comunicam muda com muita frequência, em especial na internet. Assim, se você quer mesmo encantar e se conectar com seu público, pode ser necessário mapear a comunicação mais adequada para eles.

Isso não significa que você precisa, por exemplo, usar “gírias de jovem” ou “expressões de avó”, mas indica que talvez os convidados consigam entender e acompanhar melhor o que você diz se você falar na “língua” deles, usando analogias que eles entendam, por exemplo.

Conclusão: faça eventos online como você nunca viu!

Entendemos que pensar no design de experiência dos convidados pode ser um trabalho bastante cansativo, pois, como foi possível perceber, é algo bastante detalhista.

Para não esquecer nada, conte com a Dulie. Podemos proporcionar o melhor que os eventos online têm a oferecer graças aos nossos 10 anos de experiência. Entre em contato para saber o que podemos fazer por você!

Tem um projeto em andamento?