A área de cenografia exige profissionais especializados, mas com visão abrangente, que sejam capazes de se apropriar de novas tecnologias originadas na comunicação e na arquitetura para a criação de experiências memoráveis.
Pensando neste mercado e em toda experiência que nosso time possui e agrega nos projetos executados para os nossos clientes, vamos falar um pouco sobre alguns pontos importantes que se faz necessário compreender.
O que faz um cenógrafo
O trabalho do cenógrafo vai além do cenário para teatro. Ele cria também desfiles, exposições, lançamentos, estandes, convenções, shows e festas, e essas são algumas das possibilidades de atuação desse profissional que vive explorando as últimas tendências da arquitetura e do design em busca da experiência perfeita.
Cenografia para eventos corporativos
Toda experiência é transformadora e as marcas sabem disso. Por isso, têm usado a força dos eventos para transmitir mensagens e reposicionar produtos e serviços. A cenografia focada em eventos corporativos tem a função de mergulhar o público nesse universo surpreendente, trabalhando em conjunto com outros profissionais, como DJs, artistas, estilistas, técnicos de som, luz e projeção. Tudo isso são ferramentas com as quais são criados momentos ora de eficiência técnica, ora de surpresa e encanto.
Você conhece “Brand spaces“?
É uma tendência relativamente nova. Algumas empresas têm criado espaços fixos para exposição de sua história e associação definitivas do público aos atributos de suas marcas. A função do profissional responsável pela criação, seja ele um arquiteto, um designer ou um cenógrafo, é a de captar e traduzir a essência da marca e reproduzi-la em um espaço interativo. A experiência que as pessoas têm com produtos precisa ser a mesma ao transitar pelo espaço. Confira alguns exemplos:
• Museu da Heineken (www.heinekenexperience.com)
• Museu da BMW (www.bmw-museum.com)
• Outros exemplos (http://prada-transformer.com e http://www.chanel-mobileart.com)
Shows
Os eventos sempre funcionaram como laboratório das novas tecnologias. Painéis de led, grandes superfícies de projeção em high definition, holografia, superfícies multitouch e a automação destes sistemas conectados a outras “traquitanas” são alguns dos exemplos mais comuns e podem ser encontrados nas turnês mundiais das grandes bandas. Lembrete importante: grandes bandas são grandes marcas que vendem produtos como todas as outras, portanto um cenógrafo focado no universo corporativo tende a ser um dos criativos responsáveis por esses espetáculos.
Necessidade de formação específica
Apesar da grande maioria dos cenógrafos ter formação técnica em arquitetura, as faculdades não costumam dedicar muito tempo à cenografia. Os cursos livres são raros e o resultado final é um mercado de trabalho carente de profissionais capacitados.
Cenário promissor
A carência do mercado torna-se oportunidade para quem gosta de novos desafios. De pequenos lançamentos a grandes festivais, a cenografia focada nos eventos corporativos não para de crescer. Com a chegada de dois dos maiores eventos do planeta – a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 – o prognóstico para quem investir nesta especialização não poderia ser melhor.
E para finalizar esta dica da semana, aconselhamos que, para criar um impacto e um poder maior de agregar estrutura ao seu evento, invista em cenografia. Traga a sua marca e faça ela ser vista!